segunda-feira, 25 de maio de 2009

Moscovo 2009

Nos passados dias 12,14 e 16 de Maio de 2009 decorreu em Moscovo mais uma edição do Festival Eurovisão da Canção.

A participação portuguesa ficou marcada por mais uma excelente actuação tendo pela segunda vez consecutiva conseguido ultrapassar as meias-finais e classificar-se para a grande Final onde os Flor-de-Lis com "Todas as ruas do amor" cujo tema já aqui apresentei anteriormente, obtido um honroso 15º lugar com 57 pontos sendo a única canção de raíz étnica presente na final. Apenas três lugares abaixo da performance de Vânia Fernandes em 2008, que como se sabe, merecia muito mais do que conseguiu já que foi considerada a melhor pela Comunicação Social presente.

No que se refere às outras cancões, na globalidade, na ominha opinião, a qualidade foi inferior a 2008 mas não se deixou de ouvir aqui e ali belas melodias. Num certame marcado nas votações mais uma vez pelo critério das vizinhanças mas, quanto a isso, não há nada a fazer...

Acabou por vencer o Festival, Aleksander Rybak, um jovem-prodígio que cantava e tocava violino, representante da Noruega, que não era nada de especial, mas, mesmo assim, bem melhor que a Rússia que venceu em 2008 e que, por sinal, no papel de anfitriões, tinham uma canção muito melhor do que a que apresentaram em Belgrado.

De resto nota negativa para uma nova tentativa para colocar os grandes países ocidentais da Europa com boas classificações através da sua colocação directa na final mais o país organizador, como foi claro exemplo a Espanha que, fruto da união dos votos dos países de leste não passou de um desolador penúltimo lugar. com uma canção igual a tantas outras. Vale a pena primar pela diferença como faz Portugal e espero que o continue a fazer no futuro.

Quanto ao Festival regressa com mais uma edição em 2010 a partir de Oslo na Noruega e, esperemos, com mais uma brilhante e prestigiante participação das cores nacionais portuguesas.

Sem comentários: