quinta-feira, 22 de março de 2007

Grandes Portugueses

Falta pouco tempo para se conhecer finalmente quem é o maior português de sempre que vai ser conhecido no concurso "Os Grandes Portugueses" da RTP.

É enorme a subjectividade que um tipo de concurso destes encerra. Segundo a produção do programa mais de 2500 pessoas foram nomeadas para o concurso incluíndo pessoas
perfeitamente anónimas como o pai e a mãe de muita gente.

Numa segunda votação, onde foram eleitos os cem maiores chegou-se ao ridículo de ver actores de séries juvenis como os "Morangos com Açúcar",(que fazem um trabalho digno, não duvido) estarem entre notáveis homens e mulheres da ciência e cultura que tanto deram ao nosso país.
As "maravilhas" que a Internet faz...

Chegados à votação final, segundo as últimas informações, Salazar lidera destacadamente com cerca de 22 mil votos de diferença em relação a D.Afonso Henriques e Álvaro Cunhal.

Mas é aqui que uma dúvida me assalta quanto ao objectivo principal deste concurso. Que é que se entende por grande português? Será que estamos a eleger o português que maior influência teve na nossa história ou o melhor português?

Se é a primeira hipótese, não me choca que Salazar ganhe, já que para o bem ou para o mal, ele é uma personalidade marcante na nossa história, embora os nossos reis também tenham tido um papel importante.

Se é a segunda hipótese então Salazar tem de estar completamente afastado da corrida porque pouco de bom fez por Portugal e é responsável por alguma mentalidade tacanha que ainda hoje subsiste no nosso país. Se o que estamos a escolher é o melhor português de sempre então até o anónimo para muita gente, Aristides de Sousa Mendes seria um forte candidato à vitória dado que salvou muitos judeus de morrerem às mãos dos nazis contrariando ordens de...Salazar.

Pessoalmente e devido à subjectividade que atrás referi, é-me difícil ter preferência por uma personalidade porque todas têm aspectos positivos e negativos mas talvez optasse, sem entrar em politiquices bacocas do tipo Fascismo contra Comunismo, pelo nosso primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Afinal de contas, foi ele iniciou isto tudo ao libertar-nos dos espanhóis e quem começou a construír, através da conquista de território, um pouco daquilo que somos hoje.

1 comentário:

Dinis Medo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.